Erros comprometedores do serviço de logística da empresa

A logística das empresas é um ponto importante para garantir o bom funcionamento de todo o sistema, fazendo com que cada etapa de funcionamento do negócio não interfira de maneira negativa no processo como um todo. Desta forma, é importante que todos os departamentos e etapas estejam bem organizados e que não ocorra erros que interfiram nas próximas fases da cadeia de produção.

Separamos os erros mais comuns que podem interferir no serviço de logística da empresa.  Confira!

1- Falta de comunicação entre os setores

A falta de comunicação entre os diversos setores é um dos principais erros no serviço de logística da empresa. Isto acontece porque, ao faltar comunicação entre eles, as chances de que um interfira negativamente nas atividades do outro é grande. Por exemplo, se o setor de produção atrasa a finalização de determinado produto, a entrega ficará prejudicada, pois não conseguirá cumprir os prazos estabelecidos ao cliente.

O serviço de logística da empresa deve ser estruturado na comunicação entre os setores para evitar a falta de sincronia no funcionamento.

2- Não são feitas projeções para o serviço de logística da empresa

Outro importante ponto, e que muitas vezes é esquecido pelas empresas, é estipular projeções ao longo do ano. Elas são importantes em diferentes aspectos – e um deles é a de períodos com maior número de encomendas. Para as empresas do varejo, este período costuma ser o final de ano, próximo ao Natal. Neste caso, as empresas devem se preparar para esta época em que a demanda por produtos, e consequentemente das entregas, é maior.

Entretanto, é importante ressaltar que cada setor possui um período de maior fluxo de vendas e, por isso, é preciso preparar o serviço de logística da empresa para estas épocas do ano. Desta forma, ele deve ser organizado com antecedência, para aumentar a linha de produção, preparar os estoques com alguns meses de antecedência e, principalmente, reforçar os serviços de entrega para conseguir cumprir todos os prazos.

3- O setor de entregas não é bem estruturado

Outro importante pilar no serviço de logística da empresa é o sistema de transporte e entregas que, apesar de ser a última parte do processo, é igualmente importante em relação aos demais, pois é uma das formas de constatar a eficiência da organização. Além disso, o serviço de entrega é o que reflete mais diretamente na satisfação do cliente: caso ele não seja eficiente, pode acabar causando a perda de vendas futuras.

No que se refere ao transporte, muitos são os fatores envolvidos que podem acarretar erros. O primeiro deles é a chegada e a visibilidade de cada pedido. Se este ponto não for eficiente, os demais também não serão. Apesar de, muitas vezes, as fases de transporte e entrega serem realizadas por transportadoras terceirizadas, o processo começa dentro da sua empresa, com a organização e a priorização de cada encomenda.

A boa organização reflete diretamente no sucesso e no lucro do negócio, por isso é essencial  manter setores organizados e bem estruturados para que o serviço de logística da empresa funcione de forma eficiente. Quer receber mais informações sobre a organização e estruturação de transporte para sua empresa? Assine nossa newsletter e receba periodicamente as novidades do setor.

Fonte.: RTE

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